SOBRE A PEDRA
Saiba mais sobre a composição
de mármores e granitos, e veja como distingui-las.












 
SOBRE A PEDRA

INFORMAÇÕES SOBRE ROCHAS

Rochas são agregados de um ou mais tipos de minerais. Seu aspecto (cor, desenhos, granulação, qualidades físicas etc) dependem de sua formação geológica.

As Rochas são materiais porosos e estão sujeitas a variações de tonalidades no mais diversos graus, que variam de acordo com o tipo de material e está relacionado com a absorção de água e outros produtos.

No nosso caso interessam especialmente os grupos de rochas magmáticas e metamórficas as quais pertencem os mármores e granitos.

Os granitos são rochas magmáticas constituídas quase que totalmente à base de sílica (quartzo) e silicatos (feldspato etc), Possuem estrutura granular compacta.

Os mármores são rochas metamórficas constituídas quase que totalmente de carbonato de cálcio, carbonato duplo de cálcio e magnésio e também através de diversos componentes das rochas originais.

Exceção a esta regra são os travertinos que na realidade são rochas calcárias de sedimentação química formadas pela combinação de dióxido de carbono com carbonato de cálcio em solução saturada. Para efeitos de sua utilização, tem sido também chamado de mármores.


INFORMAÇÕES SOBRE MÁRMORES E GRANITOS.

A melhor maneira de se distinguir um mármore de um granito é o simples exame visual das características da superfície das rochas.

Os mármores possuem geralmente uma coloração mais homogênea com muitos veios e não apresentam a granulação preta (em forma de pontinhos) presente em quase 100% dos granitos.

Mármores e granitos possuem uma vasta variedade de cores e desenhos, dependendo das regiões de origem. Cores desde o branco puro (alguns mármores) até o negro absoluto passando por extensa variedade de tons de cinza, amarelo, vermelho, verde, azul e suas combinações podem ser encontradas em diferentes regiões do mundo.

Quanto as características físico-químicas dos mármores e granitos podemos dizer que os mármores possuem dureza de 3 a 5 na Escala de Friedrich Moas ao passo que os granitos possuem dureza de 6 a 7 na mesma escala.

Quanto ao beneficiamento (corte e acabamento das superfícies) os blocos extraídos das reservas de superfícies (aflorações) ou de profundidade (minas) são cortados fatiados em placas por grandes serras e em diversas espessuras, dependendo do uso a que se destina.

Após o processo de corte do bloco acontece o acabamento das superfícies que se caracteriza pelos tipos abaixo:

Polido: A chapa ou ladrilho, após a serragem, é polida pôr meio de abrasivos especiais;

Apicoado: Este tipo de acabamento é mais utilizado no granito. É realizado através de pequenas “marteladas” no granito, fazendo um acabamento de aspereza variável. Muito indicado para áreas externas, fachadas etc.

Flameado: Acabamento realizado nos granidos, a base de jato de fogo, com acabamento final áspero aveludado. Muito indicado para áreas  externas, fachadas etc.

Levigado: Tipo de acabamento onde são utilizados apenas os primeiros abrasivos. É um semi-polimento, onde a pedra não apresenta brilho .

Bruto: Material sem acabamento.


 

Bella Pedra Mármores e Granitos | Av. Via Vêneto, 900 | Curitiba.PR | Fone: (41) 3077.2227 - 9869.8971 | bella_pedras@hotmail.com